11 PLANTAS NATURAIS ESTILOSAS PARA AMBIENTES INTERNOS

Não é de hoje que falamos para sempre ter verde em casa. E não dissemos isso apenas pelo decor. Plantas fazem o bem! É impossível negar sua influência positiva sobre as pessoas e os espaços em que vivem. Ter uma planta é ter outra vida habitando o mesmo espaço, trazendo muito aconchego. Além disso, o contato com a natureza nos remete a uma sensação de pausa e distanciamento do nosso cotidiano urbano, criando um refúgio dentro do próprio lar.

Existem diversas plantas para dentro de casa fáceis de cultivar que não necessitam do contato direto dos raios solares, por isso procure colocar os seus vasos próximos a janelas ou varandas para que as plantas tenham a luminosidade adequada para o desenvolvimento.

Separamos algumas espécies que podem decorar sua casa/apartamento. Acompanhe nossas dicas!

 

 

As quatro primeiras plantas da lista são Marantas e Calatheas: as plantas que conquistaram os millennials. Elas vivem bem em apartamentos, fazem parte do time de plantas com estampas (algumas bem coloridas) e deixam qualquer jardim mais instagramável. São mais de 500 espécies!

As estampas das marantas vão bem com todos os tipos de décor. Para que se desenvolvam de modo saudável, devem ser cultivadas à meia-sombra, sem exposição direta ao sol e com solo sempre úmido, mas sem encharcar. Durante o dia, as marantas procuram receber o máximo de claridade com suas folhas dispostas horizontalmente, enquanto, à noite, as folhas se fecham, daí surgiu o apelido de plantas rezadeiras.

 

  1. MARANTA-RISCADA

A maranta-riscada possui folhas grandes, de verde bem escuro e linhas longitudinais cor-de-rosa e tons de roxo na outra face da folha.

É bem adaptada para vasos em interiores, principalmente na fase juvenil, para bordaduras ou conjuntos. Robusta, perene, alcança de 30 cm a 90 cm de altura. As folhas apresentam riscos apenas quando ainda são novas, por isso, recomenda-se o replantio após esse período.

  1. MARANTA-PAVÃO (OU PENA DE PAVÃO)

Suas folhas misturam verde claro e escuro. O desenho na parte de baixo é igual ao de cima, mas as linhas são arroxeadas, numa estampa que lembra as penas da ave que dá nome à espécie. Ela atinge de 30 a 40cm de altura. Em geral, é uma planta rústica, mas sensível à falta de água.

  1. CALATHEA TRIOSTAR (OU MARANTA TRICOLOR)

Com folhas alongadas numa explosão de cores, do branco encardido ao roxo, passando por muitos tons de verde, rosa e creme. Um charme de planta! Devem receber água regularmente.

  1. CALATHEA ORBIFOLIA

Com lindas folhagens maiores e mais arredondadas, ela se adapta a ambientes externos, também, desde que com pouca luz, pois gosta de sombra.

  1. ALOCASIA

 É uma planta perfeita para decorar a casa, sendo muito resistente e fácil de cuidar. Suas grandes folhas em forma de seta apresentam nervuras em prata e branco, criando um efeito decorativo surpreendente. A espécie não tolera sol direto, podendo queimar suas folhas, mas precisa de bastante luz. Coloque-a perto da janela, mas cuidado: ela não gosta de correntes de ar.

 

  1. COSTELA DE ADÃO

Nativas da América Central, eram chamadas de “queso suizo”, que significa “queijo suíço”, devido aos típicos buracos nas folhas. Ficam bem em vasos grandes e pequenos, podendo ser de vários tamanhos.

Gostam de luz, mas sem exageros, sobrevivem bem na luz indireta ou em locais que recebem claridade por apenas um período do dia. Precisam de boa drenagem: solo fresco e úmido (sem encharcar).

Uma boa dica para prolongar a vida da espécie é trocar de vaso todos os anos, sempre optando por um tamanho um pouco maior.

  1. PALMEIRA LEQUE

Suas folhas grandes, plissadas e com margem dentada, em um lindo tom de verde brilhante, chamam a atenção e acrescentam um toque singular ao ambiente. Por apresentar um crescimento lento, é ótima para o cultivo em vasos. Mas é preciso colocá-la em ambientes amplos e bem iluminados.

Para mantê-la saudável, remova as folhas velhas e secas e adube a espécie durante o verão. O reenvase a cada dois anos também faz parte dos cuidados necessários. Proteja-a de ventos fortes e do aparelho de ar-condicionado.

  1. SAMAMBAIAS

A samambaia é incrível para ter dentro de casa, mas é preciso observá-la todos os dias. Ela aguenta sombra, contudo meia-sombra é o ideal e vai bem em qualquer ambiente, principalmente nos prédios em que não bate muito sol. Mantenha o solo úmido e corte as folhas mortas para que brote novamente. Cuidado com vento, ele é um dos seus maiores inimigos, pois acaba queimando as folhas mais jovens.

  1. ORQUÍDEA LUDÍSIA DISCOLOR (ORQUÍDIA JÓIA)

As folhas da Ludísia são muito ornamentais! Lindamente bronzeadas, com nervuras prateadas a acobreadas, de acordo com a variedade. Seu verso é totalmente avermelhado. E não requer cuidados especiais para se desenvolver, basta mantê-la afastada de janelas muito ensolaradas e manter solo úmido.

A espécie costuma florescer entre o final do inverno e o início da primavera e as flores duram uns 20 dias. Suas flores são brancas, pequenas e delicadas e pode atingir até 40 cm de altura e formam um conjunto impressionante! Após a floração, as hastes florais secam, então, pode-as rente ao substrato.

  1. BEGONIA MACULATA

Folhagem com estampa de bolinhas? Isso mesmo! A Begonia maculata é linda e lúdica. E, como se isso não bastasse, a espécie pede poucos cuidados especiais. Gostam de temperaturas amenas e luz direta, por isso, o mais recomendado é plantá-la em um local onde ela possa receber luz do sol, mas fique protegida de chuvas, frio e ventos. As regas devem acontecer sempre que o solo estiver seco. Mas atenção: nunca molhe as folhas e flores na hora da rega, apenas o solo.

  1. CORAÇÕES EMARANHADOS

É uma trepadeira pendente e muito delicada, de caule longo e arroxeado, que pode ser cultivada em vasos suspensos ou em prateleiras mais altas. Apresenta folhas suculentas, opostas, em formato de coração, de coloração verde-musgo, com um marmorizado prateado na parte de cima e arroxeadas na parte debaixo.

Deve ser cultivada sob meia sombra, em substrato leve, drenável e irrigado a intervalos regulares. Não tolera o encharcamento, mas é capaz de passar por um período seco.

Se a planta estiver ao ar livre, pode atrair beija-flores.