Essa é uma dúvida bem comum, a coifa e depurador são produtos bem parecidos, é por isso que muitas pessoas se confundem e acreditam que os benefícios são os mesmos! Apesar da pouca diferença e de apresentarem funções semelhantes, cada um pode se adequar melhor a um tipo de cozinha.
Coifa



Tem como objetivo extrair os odores, vapores e gordura gerados durante o cozimento dos alimentos. Esse processo é importante para manter o ambiente agradável e evitar manchas em paredes e no mobiliário. Uma coifa sai da fábrica com duas funções: exaustão e depuração.
Exaustão: para essa função, é necessário fazer uma abertura na parede para instalar um duto exaustor, por onde os odores e resíduos serão eliminados do ambiente.
Depuração: o modo depuração não necessita de furo na parede, para saída de ar. Porém, é necessário instalar um filtro de alumínio com carvão ativado. É ele que irá extrair os odores e resíduos, e devolver o ar limpo para o ambiente. Dessa forma, este filtro deve ser trocado a cada quatro meses (em média).

Ou seja: é possível usar uma coifa com depurador.
DEPURADOR



O depurador é ideal para locais onde não há a possibilidade de instalar um tubo exaustor. Ele faz apenas a depuração do ar, e é menos potente que a coifa. Ou seja, a filtragem de gordura e odores é menor. Além disso, não retira o ar quente do local, sua função é apenas filtrá-lo e devolvê-lo para a cozinha.
Outra diferença em relação a coifa, é que não se troca o seu filtro. Assim, é necessário limpá-lo periodicamente devido ao acúmulo de resíduos de gordura.
Aliás, devido a sua simplicidade, o depurador torna-se uma opção mais em conta para filtrar o ar do ambiente.


COIFA OU DEPURADOR?
Nesse sentido, sabendo como cada um funciona, as arquitetas da Toddo Arquitetura indicam que a escolha seja feita de acordo com o tamanho do ambiente e com a possibilidade, ou então, de incluir saídas de ar na cozinha:
“Se a sua casa tem espaço para vazão, para o duto exaustor, a coifa será a melhor escolha. Enquanto para apartamentos, por exemplo, o melhor pode ser o depurador.” – Arq. Fernanda de Moraes
A dica é: independentemente de qual seja escolhido, tome cuidado com o tamanho e faça as manutenções recomendadas pelos fabricantes. Para assim, garantir que a eficiência do aparelho não se perca.




Agora que você já sabe a diferença e pode optar pelo melhor modelo, vamos projetar sua cozinha?
Entre em contato com a TODDO Arquitetura para mais informações 48 99618.9628
Além disso, se gostou desse conteúdo confira o nosso último blogpost sobre: Insights valiosos para decoração em 2022.