Ao executar um Projeto Arquitetônico, existem muitos outros serviços complementares que integram à obra, como por exemplo, projeto estrutural, projeto hidrossanitário, projeto luminotécnico, projeto de climatização, paisagismo e entre outros. Dessa forma, é indispensável que haja uma análise prévia e planejamento de todos eles para evitar questões conflitantes entre as plantas. É aí que entra a compatibilização dos projetos.
Sendo assim, torna-se muito mais fácil resolver problemas, quando encontrados com antecedência, caso contrário, se o projeto não fosse compatibilizado, apenas geraria retrabalhos e estresse.
Mas afinal, o que é a compatibilização dos projetos?
Uma tarefa multidisciplinar, pois envolve todos os profissionais responsáveis por cada projeto citados acima, trata-se do planejamento prévio de todas as propostas complementares que envolvem a obra, para que não haja interferências no decorrer da execução. Por exemplo: o engenheiro inicia o Projeto Estrutural. Feito isso, ele envia para o arquiteto analisar e verificar (compatibilizar) com o Projeto Arquitetônico e também com Projeto de Interiores. Desse modo, é visto se há necessidade de mudar um pilar de lugar ou uma descida de água, dentre diversas outras situações.
Ao verificar a compatibilidade dos projetos, é possível antecipar e eliminar os possíveis importunos que seriam identificados durante ou até após a execução. Diante disso, com tudo em concordância, há a integração de todos os serviços e o projeto passa a fluir melhor. A partir daí, passa-se a encontrar soluções para resolver os problemas encontrados, como pode se observar na imagem abaixo:
Como funciona a compatibilização dos projetos?
Na prática, ela é feita durante a elaboração do projeto por parte dos profissionais, normalmente através de softwares para realizar a sobreposição dos esboços envolvidos. Nesse sentido, a utilização de programas de modelagens 3d podem facilitar esse processo, como o caso dos projetos em BIM (Modelagem de Informação da Construção). Dessa maneira, eles fazem o uso de elementos paramétricos que são capazes de unir os projetos a dados que auxiliam na avaliação das interferências entre as partes, além de simular resultados de maneira rápida e efetiva.
Essa é uma das formas mais utilizadas para prevenir e solucionar os possíveis importunos que, futuramente, poderiam vir a se tornar grandes problemas envolvendo retrabalho, custos adicionais e frustrações indesejadas.
Importância da compatibilização dos projetos
Compatibilizar projetos é garantir a integração e conexão de todas as etapas do projeto para ter segurança até o término da execução da obra. Confira algumas das vantagens de realizar essa técnica no seu imóvel:
- Redução de possíveis problemas: estudos comprovam que ao compatibilizar o projeto, reduz em 40% a chance de ter surpresas e contratempos durante a obra. Além disso, diminui os improvisos ou retrabalho após a execução;
- Aumento da qualidade do projeto: a interação entre todos os diversos profissionais na elaboração do projeto garantem uma maior assertividade nas decisões;
- Redução de custos adicionais: resolver os problemas antes da execução torna muito mais econômico tanto em questões financeiras, quanto de tempo, pois dessa forma, evita atrasos e custos adicionais pelo retrabalho.
Dessa forma, compatibilizar seu projeto é um investimento que retorna a você e vale a pena em todos os sentidos.
Nós da TODDO trabalhamos com todas as etapas do projeto, facilitando ainda mais o processo de compatibilização, por não envolver diversos profissionais. Garantimos a excelência e qualidade em todos os nossos imóveis! Se você quiser construir seu lar e garantir a segurança em todas as fases, entre em contato conosco e não deixe de acompanhar as nossas redes sociais!