Quanto menor a área, maior o desafio! A vida em poucos metros já é uma tendência, especialmente nas grandes cidades, e, nesse cenário, cada centímetro vale ouro. Por isso listamos algumas dicas práticas para ambientes pequenos, para você por em prática, aproveitar melhor o espaço, ter mais conforto e, claro, deixar seu ambiente lindo!
INTEGRE OS AMBIENTES
Estudar a possibilidade de remanejar algumas paredes, principalmente se o seu imóvel foi comprado na planta, pode valer muito. Se sua casa ou apartamento já está construído, veja com um arquiteto ou engenheiro a possibilidade de executar uma reforma sem prejudicar a estrutura da propriedade. Veja alguns exemplos de integração:
- Cozinha e sala: removendo, totalmente a parede ou parcialmente, as paredes de divisa
- Descontrua um dormitório: removendo as paredes e integrando com a sala, por exemplo.
- Feche a sacada: removendo a porta de acesso a sacada e nivelando a altura do piso, ganha-se mais alguns metros de área útil.
TRENA EM MÃOS ANTES DE COMPRAR QUALQUER MOBÍLIA
Tenha, sempre, a medida do local que receberá a nova mobília, assim você evitará dores de cabeça ao comprar (e se apaixonar) por uma peça, que ao montar, pode ficar pequena ou grande demais para o seu projeto.
ESPELHOS E CORES CLARAS
Essa dica é básica e conhecida por muitos, e de fato, é uma alternativa que funciona muito bem! O uso de espelhos em lugares estratégicos cria sensação de amplitude, como ao lado da mesa de jantar, junto ao home teather, ou em uma parede livre (sem mobiliário). Nos dormitórios, ele pode ser instalado acima da cabeceira ou nas portas dos armários. Nas demais paredes, opte por cores claras, paredes claras próximas às janelas rebatem a luz natural e dão a sensação de amplitude.
Dica extra: não exagere nos espelhos, pois em excesso se tornam cansativos.
ESCURAS EM LUGARES ESTRATÉGICOS
Não é preciso descartar, basta adaptá-las em lugares estratégicos, como em uma parede divisória, para criar uma sensação de profundidade ao cômodo, ou em uma das paredes do quarto, caso queira dar um ar mais aconchegante a ele.
Também podemos pontuar pelos tons escuros na decoração, ou em algum móvel específico destacando-o.
Dica extra: muitas texturas e tons misturados não favorecem ambientes pequenos, podendo ficar “over” e tornar-se cansativo.
POUCOS MÓVEIS, SOB MEDIDA E EQUIPAMENTOS VERSÁTEIS
Quanto menos móveis você incluir em sua casa, mais espaço você terá. Nesse sentido, atente-se sempre à área de circulação. Um projeto de mobiliário bem planejado, atenderá a suas necessidades sem sobrecarregar os espaços. Quanto a eletrodomésticos e demais equipamentos, opte por opções funcionais: forno que funciona como micro-ondas, torneira que já tenha o filtro embutido, cama com box-baú, etc. Tenha organizadores em seus móveis, quanto menos coisas expostas fora do móvel, melhor.
POUCOS OBJETOS DECORATIVOS
Escolha poucas peças marcantes, mas essenciais para representar bem a sua personalidade e estilo.
Assim como nos móveis, aqui o menos é mais! Dessa forma, escolha um único estilo, que tenha mais a ver com seu perfil, assim facilitará para escolher os poucos objetos que irão compor a sua decoração.
ILUMINAÇÃO NATURAL + ILUMINAÇÃO ADEQUADA
E não crie barreiras para iluminação natural, como, escurecer as paredes do ambiente próximo às janelas e varanda. Assim, opte por cortinas e persianas que tenham controle de luminosidade, sem eliminá-la. Caso o cômodo receba pouco, não receba, luz natural, capriche na instalação de um iluminação bacana. Aliás, ambientes escuros parecem menores do que realmente são.
PLANTAS
Em lugares pequenos funcionam como decoração, logo, elas precisam estar em equilíbrio com a quantidade de objetos decorativos. Podem ser apoias no mobiliário, piso e até penduradas. Aposte em plantas específicas que sobrevivam no interior de um imóvel, como cactos, bambu da sorte, orquídeas e bromélias, pois além de não necessitarem de cuidados diários, são indicadas para qualquer parte da casa que tenha pouca iluminação.
Feitas as devidas observações, é possível ter uma noção mais clara de que nada é impossível quando se tem criatividade e dicas infalíveis! Aliás, quer mais uma dica, que você pode aplicar imediatamente?
DESAPEGA OU SELF-STORAGE!
É simples, se você possui alguma coisa que não usa, você tem 4 opções: doar, vender, jogar fora ou colocar em algum self-storage. Não mantenha as coisas que você não usa, além de ocuparem muito espaço, muitas delas são realmente inúteis, pense bem!
E aí, vamos começar? Então entre em contato conosco através do telefone: (48) 99618-9628 e vamos conversar!