LAREIRA: PENSANDO EM INSTALAR OU CONSTRUIR EM CASA?

Entre os itens mais desejados nos dias de inverno, a lareira ocupa o topo da lista de muitas pessoas. Um lugar quentinho e aconchegante para reunir a família e os amigos enquanto contam histórias e compartilham bons momentos parece um sonho!

Pensando nisso, as arquitetas da TODDO Arquitetura listaram os principais tipos de lareiras e suas características. Confira a baixo:

LAREIRA À LENHA:

Este é o modelo mais tradicional e conhecido no mercado. Geralmente as lareiras à lenha são modeladas em alvenaria, concreto ou metal. E requerem mão de obra especializada para a sua execução. Este tipo de lareira possui em seu revestimento tijolos refratários, e necessita de chaminé ou duto de exaustão.

São um elemento de destaque na composição do ambiente. Além disso, essas lareiras oferecerem mais aconchego, pois o crepitar do fogo é agradável de assistir e ouvir.

Além dos modelos construídos, existem as lareiras metálicas, em que o sistema de instalação é mais prático. Assim, este material tem uma grande carga de calor e depois de apagadas continuam aquecidas por um tempo. Aliás,  essas lareiras não precisam de manutenção especial e possuem modelos menores que se encaixam a, praticamente, qualquer ambiente

É uma das fontes de calor mais ecológica, pois seu combustível é a madeira, uma energia renovável. Porém, geram trabalho de compra, armazenamento, manuseamento e limpeza de lenha e cinzas que resultam da sua utilização.

lareira
lareira
lareira
lareira
lareira
lareira
lareira

ECOLÓGICA:

São os modelos que usam álcool ou etanol. Dessa forma, dispensam o uso da lenha e não precisam de chaminé. Ideais para quem não quer perder o conforto que o fogo de verdade trás, mas também não abre mão da praticidade.

Estas lareiras podem ser portáteis. Além disso, não requerem grandes modificações na infraestrutura onde serão instaladas.

Além disso, este tipo de lareira é fácil de ascender e não gera sujeira. O que a torna ideal para espaços maiores, é o fato de que a lareira ecológica possui uma potência mediana de geração de calor.

Para funcionar com segurança é preciso instalar em um ambiente amplo com ventilação natural.

Por fim, vale ressaltar que possuem capacidade para aproximadamente 6 litros de álcool, e quando ele acaba, o reservatório precisa ser reabastecido.

LAREIRA A GÁS: 

Este modelo também dispensa o uso de lenha e dutos de exaustão. Nesse sentido, seu acionamento ocorre com a simples ativação de um botão. É uma opção mais saudável e limpa, sem emissão de fuligem e fumaça.

Para a instalação de uma lareira à gás é preciso que ela tenha ligação com a tubulação de gás (encanado ou botijão) e uma fonte de energia elétrica para o acendimento.

Existem duas opções para modelo a gás:

PEDRAS VULCÂNICAS: São as lareiras lineares, embutidas em alguma superfície resistente ao calor. As pedras retêm o calor sobre o equipamento, mantendo a temperatura do ambiente por muito mais tempo.

LENHAS DE CERÂMICA REFRATÁRIA:  São aquelas que possuem uma grelha e toras de fibra cerâmica. E assim, possuem um ótimo rendimento térmico. Esse modelo vem com uma grelha que pode ser apoiada sobre qualquer superfície.

DICA: Verifique se o modelo possui sistemas de segurança regulamentados pela ABNT: uma válvula que corta o fornecimento de gás, evitando que o gás se espalhe pelo ambiente caso a chama apague, e se possui um sistema que mede a quantidade de gás carbônico no ambiente e desligando automaticamente quando a quantidade desse gás for considerada imprópria para a respiração.

LAREIRA ELÉTRICA: 

Assemelha-se a um aquecedor, com um diferencial: reproduz em 3D a imagem das labaredas, proporcionando um conforto visual semelhante ao do fogo.

É uma lareira fácil de acionar, feito com um controle remoto, bem como a regulagem do brilho das chamas. Além disso, não requer limpeza interna.

A lareira elétrica pode ser encaixada em um móvel de madeira ou de metal, em um nicho de alvenaria, gesso ou em qualquer outro projeto desejado. Este modelo necessita apenas de uma tomada exclusiva e dimensionada, com acesso para ser plugada e desplugada facilmente.

Atenção ao consumo de energia, quanto maior a potência, maior seu consumo. Analise o manual de instalação do produto, para saber o tipo de instalação necessário, bem como medidas mínimas de segurança a serem aplicadas.