POR QUE CONTRATAR UM ARQUITETO

É comum pensar que a função do arquiteto resume-se apenas à questão estética. Grave erro, pois o arquiteto é o grande idealizador e também um facilitador para que as coisas fluam melhor desde as primeiras idéias até a entrega das chaves, passando pelo planejamento da obra.

Planejamento é condição básica para uma construção ter o menor custo e ser útil aos seus futuros ocupantes. Como todo planejamento de obra começa pelo projeto arquitetônico, é fácil entender a importância de ter um arquiteto auxiliando o empreendedor desde as primeiras horas de um projeto de construção.

O arquiteto busca perceber os desejos, anseios e necessidades daquele que pretende erguer sua moradia ou seu local de trabalho e transformar em espaços que interajam com suas características pessoais. Ou seja, a construção deve ter a “cara” do cliente, concretizar aquilo que ele sempre sonhou.

Todo esse lado sensível será conseguido também com trabalhos técnicos, onde o arquiteto deve buscar a melhor implantação no terreno, respeitando e aproveitando ao máximo a topografia existente, evitando assim, cortes e/ou aterros desnecessários, bem como a insolação, promovendo uma harmoniosa relação entre os espaços.

Como todos nós temos necessidade, atividades e aspirações diversas, com base nessas informações o profissional de arquitetura organizará e distribuirá os espaços de maneira a atender o programa. Serão definidos com o desenvolvimento do projeto arquitetônico elementos internos e externos, como o layout do mobiliário (disposição de móveis e equipamentos), pontos de elétrica (tomadas, interruptores) para que tudo possa ser organizado e iluminado de maneira correta, as melhores cores/texturas, os inúmeros tipos de materiais de acabamento, as esquadrias, a cobertura, enfim, tudo aquilo que torne o espaço cada vez mais significante e emocional para o cliente.

Portanto, valorize sua obra, contrate um arquiteto!