QUANTO CUSTA CONTRATAR UM ARQUITETO?

Esta é a pergunta que a maioria das pessoas fazem quando começam a pensar no processo de construir ou reformar. É comum ouvirmos “mas eu só queria ter uma ideia de quanto custa” ou “podia passar só uma noção de valor por e-mail?”. Mas a pergunta correta que devem fazer é: Quanto custa NÃO contratar um arquiteto?

Muitas pessoas acreditam que contratar um bom escritório de arquitetura vai onerar muito os custos para o cliente. No entanto, um bom arquiteto sabe trabalhar com os recursos disponíveis por ele, de forma que o valor do projeto não ultrapasse esse orçamento.

Como começar?

O primeiro passo é entender a importância de se ter um projeto, um profissional. Quando se tem um projeto de arquitetura, se tem segurança e garantia de uma construção tranquila. Tem alguém que se responsabiliza por isso e por qualquer problema que surgir no decorrer das obras. É a partir dele que o cliente consegue ver como ficará sua casa após a construção e prever quais problemas possam acontecer, mas que com planejamento e compatibilização possam ser evitados.

Portanto, é através de um projeto bem-elaborado que o cliente terá ambientes personalizados e bem planejados, que atendam as necessidades, de maneira que fiquem mais aconchegantes, que se tenha um melhor aproveitamento dos espaços, além de um resultado estético surpreendente.

Primeiramente, o arquiteto capta o estilo de vida dos clientes, estuda a rotina de cada um, seus ‘hoobies’ e as necessidades, para adaptar tudo ao projeto. Depois de saber suas preferências, ele pode combinar diferentes vertentes da arquitetura para que o resultado cumpra as expectativas.

Além disso, ele também leva em consideração outras questões de conforto e economia, como a incidência da luz solar e ventilação, dimensionando e posicionando as aberturas de maneira estratégica, o que pode resultar na economia de energia com iluminação artificial e ar condicionado.

Podemos listar algumas consequências indesejáveis de não utilizar um projeto de arquitetura, como por exemplo:

– Área desperdiçada com excesso de corredores, pela má distribuição dos espaços (lembrando que valor do m² da construção pode variar de R$ 2 a 4 mil);

– Espaços grandes ou pequenos demais;

– Desperdício de matéria-prima;

– Custos desnecessários com terraplanagem por não se observar os aclives ou declives do terreno;

– Encanamento mal planejado;

– Número de tomadas insuficientes;

– Mal aproveitamento da luz solar e pouca ventilação;

– Móveis que não cabem nos cômodos;

– Desvalorização da paisagem.

Você pôde perceber que contratar um projeto significa ter um planejamento! 

Acabou o projeto e agora? É hora de planejar a obra!

Não são todos os arquitetos que trabalham com serviço de execução de obras. Portanto, é importante buscar referências de profissionais qualificados para ficarem responsáveis por tal tarefa (que não é fácil).

Quando se trata de construção, algumas pessoas ainda pensam que dão conta de tocar uma obra sozinhas. Mas a construção civil é uma coisa muito fácil de fazer mal feito! Esse é um trabalho que exige especialização, conhecimento técnico, tempo e paciência, e existem profissionais no mercado que se preparam, estudam e têm experiência nisso.

Qual o papel do arquiteto na obra?

O arquiteto a frente à obra garante que o projeto seja executado como previsto e confere se todos os detalhes serão executados da maneira certa. Ele faz o melhor uso possível dos materiais de construção e se valem das estratégias mais eficientes com objetivo de reduzir os custos sem perder a qualidade. Também se faz importante caso ocorram imprevistos (como materiais de má qualidade ou infiltração inesperada, por exemplo) nos quais se faça a necessidade de alterar algum fator do projeto. Esse tipo de problema pode ser corrigido a tempo, sem maiores prejuízos.

São por essas e outras razões que é de fundamental importância a presença do arquiteto na obra para garantir que tudo saia como o planejado e, por fim, o cliente esteja totalmente satisfeito com o resultado final.

Lembre-se: o barato sai caro

Por isso, contrate um arquiteto! Arquiteto não é custo, é investimento. Um bom profissional lhe ajudará a não ter gastos extras com a obra e muitos momentos fará você economizar!

Nós, da TODDO Arquitetura, estamos aqui para oferecer um serviço completo e de qualidade, em que você não se incomoda com nada! Desenvolvemos projetos e executamos, entregando seu lar pronto para morar. Possuímos equipes próprias de mão de obra, especializadas, e engenheiros para a realização dos projetos complementares, se necessário.

Entre em contato pelo [48] 98833.7474 e vamos conversar sobre seus projetos!

Além disso, nos siga nas redes sociais para ficar por dentro das novidades.