TIPOS DE PISCINAS

PISCINAS

Quem não pensa em ter uma bela piscina em casa? Atualmente, este sonho de consumo tem se tornado cada vez mais acessível. Nós da TODDO Arquitetura adoramos projetá-las, e contamos com alguns projetos em nosso portfólio! Por isso, hoje vamos falar sobre os diversos modelos possíveis e suas principais características.

PISCINAS EM FIBRA

A piscina de fibra além de funcional, é econômica e de instalação mais simples, sua principal característica é ser pré-moldada, ou seja, já vem pronta para ser fixada no solo. Dessa forma, com tamanha flexibilidade, você pode escolher entre uma infinidade de modelos disponíveis no mercado. Nesse sentido, confira abaixo suas principais características e vantagens:

  • Flexibilidade: você encontrará no mercado piscinas de fibra com os mais variados tamanhos e formatos, desde uma opção quadrada até modelos cheios de curvas e desníveis;
  • Preço e instalação: como já vem pronta para ser fixada no solo, os gastos gerais com a piscina de fibra são menores quando comparados a outras opções que demandam mais trabalho com a mão de obra e instalação (como por exemplo, uma piscina construída em concreto).
  • Durabilidade: uma piscina de fibra tem durabilidade de 15 a 20 anos. Ao escolher um modelo de qualidade e de um fornecedor especializado, você terá uma estrutura que ficará impecável por muitos anos – paralelo à limpeza e manutenção frequente.
  • Versatilidade: há uma opção de piscina de fibra para qualquer local, independente de seu tamanho e características. Além disso, você pode investir em uma piscina infantil, ofurô ou Spa, que atendem clientes que buscam um local apenas para relaxar.

piscinaspiscinas

PISCINAS EM ALVENARIA OU CONCRETO ARMADO

A principal vantagem deste tipo de piscina é que você poderá escolher o tamanho e formato que desejar, aliado a sua elevada vida útil. Assim, esta é uma ótima opção quando se deseja uma piscina bela e única.

As piscinas em alvenaria possuem um piso concretado em malha de aço. Além disso, suas paredes são feitas em bloco estrutural preenchido com concreto. Já as piscinas em concreto armado, são construídas com apenas com concreto e ferro, moldados pela a caixaria.

  • Nesses modelos, a criatividade não tem limites, o proprietário expõe seus gostos e as piscinas são construídas em harmonia com o projeto arquitetônico.
  • É uma opção versátil no que diz respeito aos acabamentos, que poderão ser revestimentos cerâmicos, de pastilhas, pedras, entre outros.
  • Exige uma boa impermeabilização. Uma vez que pequenas trincas na estrutura são difíceis de se evitar, principalmente considerando o passar dos anos, apenas com uma impermeabilização de primeira qualidade, realizada durante sua construção, a piscina de concreto não se tornará em um tormento.
  • O custo de construção da piscina de concreto é alto em relação a outros modelos, porém, perdendo apenas para piscinas com acabamento em vidro. Contudo, sua durabilidade é muito maior que os outros modelos.

piscinas piscinas

PISCINAS EM VINIL

Em linhas gerais, a piscina de vinil, assim como a de concreto, também é construída com base semelhante, oferecendo a mesma robustez de uma construção. Contudo, a diferença se dá em parte no processo de construção, no qual a alvenaria recebe um revestimento de vinil. Este material confere a impermeabilização e a estanqueidade da água e garante a higiene, sem azulejos. Veja abaixo algumas características e benefícios:

  • Não há limites de tamanho: o vinil pode se adequar a diferentes tamanhos de uma obra, ele é confeccionado sob medida para o local em que será instalado. Assim, aceita formatos curvos, retos, degraus, desníveis, etc.;
  • Desenho personalizado: de acordo com o fabricante, são mais de 20 estampas disponíveis para a personalização, permitindo a escolha de faixas, desenhos geométricos, e outras opções que se adequem ao gosto do cliente;
  • Possuem excelente custo-benefício: apesar da durabilidade mais restrita, o modelo de vinil pode ser mais atraente em termos de custos do que um revestimento cerâmico ou pastilhado;
  • São práticas na hora de transportar: a piscina de vinil dispensa as grandes carretas para ser transportada. Além disso, não requer grandes espaços de corredores e ruas durante o trajeto, ao contrário do modelo de fibra;
  • Instalação prática: após a estrutura pronta, o tempo de instalação do vinil dura dias, enquanto que um revestimento cerâmico, ou pastilhado, levará semanas;
  • Manutenção fácil: o vinil pode ser reparado com Kits para consertar trincas e vazamentos que, ao longo do tempo, podem surgir de forma espontânea.

PISCINA DE VIDRO

A piscina de vidro tem uma série de vantagens. A primeira delas, claro, diz respeito ao valor estético e ao visual decorativo diferenciado que ela vai agregar ao imóvel. Dessa forma, elas são estruturadas com chapas de vidro bem reforçadas, pois o equipamento precisa suportar um peso bem elevado, levando em consideração o volume de água e a quantidade de pessoas a utilizá-las. Para piscinas incorporadas na arquitetura de residências ou edifícios, o processo começa bem antes, junto com os projetos do edifício ou casa, pois todas as cargas devem ser previstas antes de construir a estrutura que vai receber a piscina.

  • São construídas com vidro temperado e laminado. No processo, as lâminas de vidro temperadas são ligadas aos filmes de plástico Polivinil Butiral (PVB). Depois são prensados por um equipamento (calandra) e submetidos à alta pressão e temperatura (na autoclave).
  • Após a finalização da piscina sempre é feito um teste de estanqueidade, a piscina recebe água mas é monitorada para possíveis vazamentos.
  • Adaptam-se facilmente a qualquer tipo de clima, devido à grande flexibilidade que o material apresenta. Seja no calor extremo ou no frio, sua piscina estará sempre pronta para o uso sem se preocupar em gastos com reparo de danos.
  • Exigem pouca manutenção e de baixo custo, sua limpeza é realizada com praticidade graças à sua superfície lisa, que evita o acúmulo de bactérias, fungos e sujeira. Ou seja, o material também não requer tratamento com produtos químicos e de limpeza específicos.
  • Por ter uma superfície lisa e resistente, o material não apresenta rachaduras, que podem causar ferimentos e acidentes. Dessa forma, o acabamento das piscinas de vidro proporciona total segurança, principalmente nas bordas.

PISCINA DE AREIA

As piscinas de areia são inovadoras, as formas e desenhos precisam se adaptar ao espaço desejado a elas. Esse tipo de piscina leva esse nome, justamente, por conta de seu incrível e charmoso acabamento em areia e toda a decoração e paisagismo que se integra ao jardim.

A areia não será simplesmente jogada ao redor da piscina, e nem fica solta, ela é compactada e aderida com potentes fixadores. O essencial é que a adesão da areia resista às intempéries (sol, chuva, frio). Também precisa estar aderida o suficiente para o uso de máquinas de jato pressurizado para a limpeza.

  • O terreno precisa da análise de um profissional antes de iniciar a construção, caso contrário, todo o projeto pode ser perdido e ainda gerar graves problemas.
  • O ideal é construir a piscina em declive suave, simulando o ambiente natural de uma praia e lagoa, tudo dependerá da profundidade desejada. O resultado final requer um espaço maior quando comparado ao de uma piscina tradicional.
  • Esse tipo de piscina não tem escadas e precisa de um espaço para a entrada natural (o declive).  A entrada precisa ter um tamanho suficiente para criar a sensação de se estar em uma praia.
  • Também é preciso considerar os elementos preexistentes no ambiente onde será implantada a piscina, como o paisagismo do local. Aliás, o interessante é que a piscina se adapte o máximo possível ao que já existe, sem a necessidade de refazer tudo.

Se você deseja um projeto de piscinas, então fale com a gente através do WhatsApp: (48) 98833.7474! Atuamos em Florianópolis e temos soluções diferencias pra te oferecer!