JARDIM VERTICAL: 3 DICAS PARA MONTAR E MANTER SEMPRE BONITO
Jardim Vertical: 3 dicas para montar um na sua casa.

O jardim vertical, nada mais é do que um jardim que é fixado no sentido vertical em muros, ou suspenso por suportes instalados na vertical, podendo criar painéis verdes com plantas de diversas espécies.

Muitas pessoas conhecem os benefícios de ter um jardim vertical em casa. E você? 

Saiba que as paredes verdes podem ajudar desde a saúde humana até a saúde dos edifícios? As plantas tendem a melhorar o isolamento térmico e acústico do ambiente, tornando-os mais silenciosos, mais frescos e, portanto, agradáveis. 

No entanto, muitas perguntas podem surgir e elas tendem a impedir as pessoas de realmente criarem seus próprios jardins verticais. Por isso, separamos algumas das principais dúvidas, seguidas de dicas, para você acertar ao criar um jardim vertical na sua casa. Confira:

Qual o melhor local de instalação para um jardim vertical?

Nada é mais comum do que montar tal estrutura na varanda. Pois as plantas precisam de luz solar e umidade para sobreviver. Sendo assim, o melhor local dentro do lar para colocação de flores e folhagens (principalmente em apartamentos) é na varanda. Isto porque é o espaço com melhores condições ambientais, o que dá às espécies mais oportunidades de se manterem bonitas e saudáveis ​​por mais tempo.

Contudo, o jardim vertical pode ser instalado em diversos locais externos, como também, internos, como halls, salas de estar, cozinhas, banheiros…. Além dos ambientes da casa, muitos arquitetos propõem a construção de painéis verdes na fachada de edifícios, proporcionando além do visual agradável, um ambiente térmico mais agradável. 

Como escolher as plantas para o jardim vertical?

As plantas ajudam a limpar o ar e a controlar a temperatura da atmosfera ao redor de sua localização, o que explica por que os jardins verticais são tão importantes na arquitetura.

Sempre pensando em valorizar a área da sua casa a partir de uma boa estratégia que é utilização de técnicas de paisagismo, com o objetivo de deixar o ambiente mais bonito, ressaltando as cores e a textura das plantas.

Dependendo das espécies selecionadas, o quadro verde pode obter dinâmicas muito interessantes. O movimento causado ​​pelas plantas é mais atraente do que as pessoas pensam. Ter um jardim vertical é quase como ter uma biodiversidade em miniatura em casa!

Agora, para obter o efeito desejado, devemos primeiro entender as condições do local onde se pretende construir o jardim vertical. Além de reunir informações sobre as espécies que você pode encontrar no mercado. 

Para as zonas com pouca incidência solar, é melhor utilizar a samambaia, palmeira, orquídea, lírio da paz e mais. Já para zonas com mais luz, aspargo, hera, liríope e outras.

Quais cuidados devemos ter no dia-a-dia quanto à manutenção?

As plantas ainda precisam de cuidado constante. Você não só terá que regar as plantas, como também limpar a parede, os vasos e as próprias plantas de vez em quando para evitar o crescimento de musgo e afastar os insetos. 

Além disso, você deve aparar as plantas ocasionalmente para manter sua parede com aspecto nítido. No entanto, existe também uma opção de baixa manutenção, onde você pode instalar um sistema de irrigação automática que cuidará de todas essas etapas para você.

E agora, depois de ler este texto, você pode ter decidido construir um jardim vertical em sua casa também. Não se esqueça dessas dicas e curta ao máximo seu jardim vertical! Continue nos acompanhando nas redes sociais para mais novidades!